Back

IoT na logística: como a tecnologia está transformando o futuro do setor

A evolução da tecnologia está ultrapassando os limites e mudando a forma como o mundo faz negócios. Hoje, estamos acostumados a tudo estar online e ao nosso alcance para acesso imediato. Por meio da Amazon, pioneira no serviço de entrega rápida, é possível receber um pacote em menos de uma hora após o pedido, dependendo de onde você mora. A tecnologia aprimorada também aumentou a produtividade na cadeia de suprimentos, minimizando custos e erros. Esses avanços beneficiam todas as áreas do setor de logística: transporte rodoviário, transporte internacional (oceânico e aéreo), gerenciamento da cadeia de suprimentos e rastreamento de remessas. Aqui estão cinco grandes avanços tecnológicos que estão mudando o futuro do setor de logística.

 Sistemas de rastreamento de remessas

Anteriormente, os clientes reservavam remessas, recebiam uma data estimada de entrega e eram deixados no escuro, a menos que decidissem fazer uma ligação telefónica. Hoje, os avanços da Internet e do software permitem que os clientes acessem os sistemas de remessa e rastreamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso não apenas melhora a experiência do usuário, mas também economiza tempo e dinheiro para a empresa. A Mozness oferece um sistema de rastreamento de remessas sob medida para nossos clientes que permite monitorar e gerenciar suas remessas. Possui notificações e mensagens de embarque, relatórios customizáveis e contas de clientes com informações específicas da carga a eles destinada.

 

Internet das Coisas (IoT) e Identificação por Radiofrequência (RFID)

Você pensou anos atrás que seria capaz de ligar o ventilador de teto do seu smartphone? Hoje, muitos dispositivos são feitos com recursos e sensores de Wi-Fi integrados, desde telefones celulares e ventiladores de teto até carros. O fácil acesso ao Wi-Fi e à internet conecta todos a tudo, por isso é chamado de Internet das Coisas. A IoT está abrindo muitas oportunidades para a cadeia de suprimentos, como reduzir custos e atrasos evitando riscos. Os sensores são embutidos em cabines, navios de carga, trens, etc., e se conectam a um sistema de alarme ou despachante que está monitorando e rastreando. Esses sensores processam e transmitem as informações para a tripulação, que então obtém informações sobre riscos e conhecimentos ocultos. Embora a IoT não seja uma tecnologia totalmente nova, ela continua impactando o futuro da logística, permitindo uma visibilidade e entrega de mercadorias em trânsito mais precisas.

A tecnologia RFID, que também está em uso há alguns anos, é uma forma popular de economia de mão-de-obra que as empresas podem rastrear seus estoques. Uma etiqueta ou sensor é colocado no produto e as ondas de rádio são enviadas. Os dados são então recebidos e processados pela empresa. Semelhante às etiquetas RFID são os códigos de barras, mas a velocidade superior de entrega de informações e processamento de dados de RFIDs é mais atraente para as empresas e a forma como a tecnologia está se movendo. Hoje, muitas empresas estão usando etiquetas RFID em seus armazéns de distribuição para monitorar contêineres. Outras indústrias já estão usando etiquetas RFID, como a indústria de vestuário e os principais parques temáticos

Caminhões e drones autônomos

Um mundo onde um computador leva você do Ponto A ao Ponto B ou você recebe um pacote de um veículo aéreo não tripulado voador parece algo saído de um filme, mas é para lá que estamos indo. Carros autônomos já são uma realidade com caminhões não muito atrás. A Embark e a Uber já fizeram longas viagens usando caminhões autônomos, com a Tesla lançando um caminhão este ano. Embora não fosse totalmente autônomo, com um motorista no banco do passageiro para monitorar o computador, é um grande passo nessa tecnologia inovadora e tem potencial para aumentar a eficiência no processo de entrega.

A Amazon anunciou o futuro dos pacotes sendo entregues diretamente à sua porta por drones, chamados Amazon Prime Air. As entregas de drones ainda estão a alguns anos devido a medidas regulatórias e custos associados, mas a ideia de não ter que ficar sentado durante um período de quatro horas esperando por um pacote é bastante atraente.

Precisão GPS aprimorada

Longe vão os dias em que você imprimia instruções do computador antes de sair de casa. Agora quase todo mundo usa GPS, seja embutido em seus veículos ou em seus celulares. A precisão desses dispositivos aumentou drasticamente ao longo dos anos, não apenas ajudando motoristas frustrados e perdidos, mas também melhorando a cadeia de suprimentos. A precisão avançada do GPS permite maior produtividade e clientes satisfeitos, rastreando a localização dos caminhões e melhorando os transportes por meio do acesso a dados de tráfego atualizados.

admin
https://mozness.com

Olá! Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Política de Privacidade